A cançonetista vestia "pijama"
Uma notícia à maneira dos contos de fadas. "Era uma vez" - começava aquele texto do DN do dia 7 de Setembro de 1970 - "uma menina-prodígio que, aos cinco anos, venceu um concurso para cançonetistas infantis, em Blackpost, Inglaterra. Coisas de pais a mostrar as habilidades dos rebentos... e que, normalmente, depressa reentram no esquecimento, à excepção das fotografias que vão amarelecendo nos álbuns de família."
"Mas com esta menina o caso mostrou-se sério: resolveu continuar e, dez anos mais tarde, tentava já enfileirar entre os profissionais da canção, estreando-se num palco, em Londres, com o nome de guerra de Lulu. Lulu, tout court!" - prosseguia o articulista, sem imaginar que, décadas volvidas, rara seria a memória que guardava o "nome de guerra" de Marie McDonald McLaughlin Lawrie.
"Passava-se isto em 1963 e a antiga menina-prodígio, contrariando a regra, entrou no mundo da pop-music como um furacão: contrato com a firma Apple, dos Beatles, no ano seguinte, e um filme (To Sir With Love [realizado por James Clavel e com Sidney Poitier no elenco]) que lhe deu fama e correu mundo, além de ter vendido três milhões de discos com a sua interpretação do tema musical da película. O ano passado, teve uma vitória partilhada [ex-aequo com a espanhola Salomé, a holandesa Lenny Kuhr e a francesa Frida Boccara] no Festival da Eurovisão [em que Simone interpretou Desfolhada], cantando Boom Bang-a-Bang, e veio agora até nós para gravar um show para a televisão."
Depois de ouvir as canções de Lulu (os mais novos podem escutá-las, por exemplo, no YouTube), compararemo-las com as excelentes selecções musicais de 1967 e de 1969. No ano de To Sir With Love e, também, do festival de Monterey, além das estreias discográficas de Jimi Hendrix e dos The Doors, de Leonard Cohen e de Janis Joplin, dos Velvet Underground e dos Pink Floyd, foram editados alguns álbuns maiores, como Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (Beatles) ou Absolutely Free (Frank Zappa).
No ano de Boom Bang-a-Bang e do Woodstock, das primeiras gravações de projectos tão diferentes como os Genesis, os Led Zeppelin ou Neil Young, há canções que vão perdurar: With a Little Help From my Friends (Joe Cocker) e Give Peace A Chance (John Lennon), Honky Tonk Women (Rolling Stones) e Lay Lady Lay (Bob Dylan), Je t'Aime? Moi Non Plus (Jane Birkin e Serge Gainsbourg) e LeMétèque (Georges Moustaqui ), Argonautas (Caetano Veloso) e Aquele Abraço (Gilberto Gil), I'm Free (The Who) e Born to Be Wild (Steppenwolf), My Way (Frank Sinatra) e Space Oddity (David Bowie), Sugar, Sugar (The Archies) e Aquarius (The 5th Dimension).
Voltemos, pois, à cobertura do desembarque de Lulu, que chegou com o marido, "Maurice Gibb, dos conjunto Bee Gees [com quem casara em 1969, sem desconfiar que estariam divorciados três anos depois], e Phil Carlson, da empresa de que Lulu é contratada (jovem também, com um estojo de viola nas mãos). 'He's taking care of us!' ('Vem tomar conta da gente!'), dir-nos-ia Maurice."
Muito curiosa é a descrição da cantora, que arrendara uma vivenda no Carvoeiro para ali passar "umas duas ou três semanas" - "adoro o Algarve!" - e, depois, partiria para os Estados Unidos. "Óculos escuros, pijama [sic] multicor, sorriso à ponta dos lábios, palavra fácil, simpática, Lulu não pareceu ficar muito surpreendida por ver jornalistas e repórteres de rádio à sua espera." Também o marido " não escapa à curiosidade dos jornalistas, apesar de ser a sua mulher a celebridade do dia". Afinal, os Bee Gees, que estarão ligados ao disco sound com Staying Alive, composto para a banda sonora de Febre de Sábado à Noite (1977), nesta época tinham já gravado um dos seus maiores êxitos, Massachusetts, uma faixa de Horizontal.
Estava a mudar-se a década. Faltavam quatro anos para o fim da ditadura portuguesa. E, no ano seguinte, Elton John e Manfred Mann iam tocar a Vilar de Mouros; Dizzy Gillespie e Ornette Coleman, Miles Davis e Keith Jarrett subiam ao palco do primeiro Cascais Jazz; Zeca Afonso lançava Cantigas do Maio e José Mário Branco Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades - e, provavelmente, também se mudam os contos de fadas. |